1969 - Vera Fischer, miss Brasil

1969 - Vera Fischer, miss Brasil , a beleza vinda de Santa Catarina

1969 - Vera Fischer, miss Brasil
1969 - Vera Fischer, miss Brasil , a beleza vinda de Santa Catarina

Natural de Blumenau, Vera Fischer construiu uma bem-sucedida carreira na TV e no cinema.

Vera Fischer nasceu em uma família de classe média, de origem alemã, na cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí, Santa Catarina. A mãe, Hildegard Berndt, era uma brasileira neta de alemães, e o pai, Emil Fischer, era alemão nato, natural de Karlsruhe. Em sua autobiografia, Vera classificou seu pai como "nazista convicto", o qual era agressivo com ela e a obrigava a ler Mein Kampf, obra escrita pelo ditador Adolf Hitler. Segundo Vera, a relação dos dois nunca foi boa, embora ela o admirasse.

Até os cinco anos de idade, Vera apenas falava alemão, vindo a aprender português na escola. Seu pai era comerciante, dono de uma loja de tecidos, e sua mãe era costureira, e trabalhava na fábrica de linhas Hering. De família luterana, Vera estudou em colégio católico, e frequentava os cultos luteranos aos domingos, e missas na igreja católica às sextas-feiras.

Seu primeiro trabalho artístico foi no cinema em 1972, quando interpretou Angela em Sinal Vermelho - As Fêmeas; mas seu destaque mesmo foi no filme Intimidade, dando sua vida a personagem Tânia Velasco, no qual foi eleita Melhor Atriz pelo Troféu APCA. Na televisão, por outro lado, fez sua estreia em 1977 na telenovela Espelho Mágico, mas só foi reconhecida quatro anos depois, ao viver Luiza em Brilhante, no qual lhe garantiu indicação como Melhor Atriz no Troféu Imprensa.

Na televisão, Vera Fischer realizou inúmeros papéis em telenovelas, minisséries e programas, também sendo reconhecida pela indicação de Melhor Atriz em Mandala, O Clone e Laços de Família; esta última, por sua vez, ganhou o prêmio de Melhor Atriz de Novela pelos Melhores do Ano de 2000. No cinema, destacou-se ao viver a prostituta Anna, personagem que lhe garantiu como melhor atriz no Prêmio Air France e no Festival de Brasília. Além disso, Fischer também foi homenageada em 2017 com o Prêmio Sesc e, dois anos depois, com o Festival de Vitória e Prêmio The Winner Awards.

Quanto à vida pessoal, Vera Fischer foi casada com o diretor Perry Salles por quinze anos e teve uma filha. Em 1988, casou-se com o ator Felipe Camargo, tiveram um filho e ambos ficaram juntos até 1995, quando decidiram terminar o relacionamento. Posteriormente, Fischer namorou os atores Floriano Peixoto, Murilo Rosa e o humorista Paulinho Serra.