1964 - O Presidente João Goulart antes de ser deposto - Automóvel Clube do Brasil

O Presidente João Goulart em seu ultimo discurso, antes de ser deposto - 1964

1964 - O Presidente João Goulart antes de ser deposto - Automóvel Clube do Brasil
1964 - O Presidente João Goulart antes de ser deposto - Automóvel Clube do Brasil

O Presidente João Goulart em seu último discurso no Automóvel Clube do Brasil, antes de ser deposto.

Março de 1964.

O fato aconteceu em meio à crise política que Jango enfrentava desde que assumiu o governo em 1961, após a renúncia de Jânio Quadros, e se intensificou em março de 1964 após o discurso realizado pelo presidente na Central do Brasil no dia 13 de março, que marcou uma guinada à esquerda em seu governo.

A partir do dia 13, os militares e outros setores conservadores da sociedade intensificaram a articulação para a derrubada do presidente, com apoio de grande parte da imprensa. Confira a cronologia dos fatos que desencadearam o Golpe de Estado em 1964.

A atuação de Jango frente a um protesto de cerca de 2 mil marinheiros e fuzileiros navais, no dia 25 de março daquele ano, desgastou ainda mais o presidente junto aos militares. A ordem de João Goulart para que o sindicato não fosse invadido ocasionou a renúncia do ministro Sílvio Mota. Em seu lugar Jango nomeou Paulo Mário da Cunha Rodrigues, ligado ao PCB, o que irritou os militares.

No dia 28 de março, oficiais do gabinete militar da presidência conseguiram um acordo com os marinheiros que abandonaram o prédio e foram presos no quartel do Exército em São Cristóvão. João Goulart concedeu anistia aos revoltosos que saíram em passeata pelas ruas do Rio de Janeiro. Exército, Marinha e Aeronáutica consideraram o gesto do presidente como uma quebra no comando da hierarquia militar.