1920 - A Visita do Notável Professor Krause

A Visita do Notável Professor Krause ao Brasil em 1920

1920 - A Visita do Notável Professor Krause
1920 - A Visita do Notável Professor allemão Dr. Krause

Acha-se entre nós, vindo da Allemanha, seu paiz natal, e chegado pelo vapor hollandez Limburgia, a 7 do corrente, o sabio professor Dr. Fedor Krause, um dos mais notaveis cirurgiões e anatomistas contemporâneos.

Sendo desde muitos annos, uma figura em grande destaque nos meios scientificos allemães, suas licções, a principio na Universidade de Halle, anoos depois, no famoso hospital de Altona (pequena cidde perto de Hamburgo), e desde 1900, no hospital Augusta, em Berlim; tiveram sempre grande frequencia de medicos e estudantes de toda a Allemanha e de todos os paizes extrangeiros.

Alguns dos nossos medicos e cirurgiões, que ouviram as suas licções na Allemanha, em differentes epochas, que têm pelo seu saber um verdadeiro culto, e mesmo relações de amizade com elle, o tinham convidado a visitar o Brasil. Ultimamente o conhecido clinico Dr. Modesto Guimarães, que conhece a sua alta competencia cirurgica, convidou-o para vir ao Rio, afim de examinar uma sua filhinha doente ha annos, e o notavel professor, que nutre grande sympathia pelo Brasil, aproveita agora uma opportunidade, para tomar umas férias, visitando o nosso paíz, e satisfazendo assim a um grande desejo do Dr. Modesto Guimarães, que fará grande emprenho em submetter o caso de sua filha à sua alta competencia clinica e cirurgica.

Diversos medicos e professores, tendo conhecimento de sua visita que consideram um acontecimento altamente honroso para o nosso paiz e saobretudo para os nossos centros scientificos, prepararam uma recepção muito carinhosa ao grande mestre, indo buscal-o a bordo do transatlantico hollandez, e cercando-o, desde então, de todas as homenagens, pondo-o em contacto com os nossos elementos officiaes e de cultura e mostrando-lhe todas as bellezas da nossa cidade. É digna de todos os apllausos a attitude dos nossos medicos, que estão fazendo as honras da casa e um extrangeiro illustre por todos os titulos o qual, de certo, levará daqui bôas impressões, cousa que será de grande proveito para o nosso nome na Europa.

O Dr. Krause, conquanto não seja um moço, pois elle já conta 63 anos de edade, pelo seu aspecto e admiravel robustez physica, ainda é um homem em plena vida, e a actividade e extraordinária capacidade de trabalho que demonstrou durante a guerra, foi muitissimo admirada, pois elle tomou grande parte nos arduos trabalhos, tal qual como qualquer dos jovens medicos que acompanharam as tropas em operações.